O storytelling na sua estratégia de Marketing digital_digitalfc

Procura uma carreira em Marketing Digital? Nós ajudamos

Já se percebeu - até porque a realidade se encarrega de nos mostrar isso mesmo diariamente - que o Marketing Digital é hoje uma realidade absolutamente incontornável dos nossos dias.
Exatamente por essa razão resolvemos criar este texto, para que possa retirar daqui alguns conselhos úteis que permitam tornar + fácil o processo de procura de uma carreira nesta área.

Para que o panorama tivesse mudado de forma tão drástica e tão voraz, muito contribuiu o advento das redes sociais em que quase todos estamos presentes, de forma mais ou menos proeminente, mas estamos presentes.

Esta indústria foi criando, ao longo dos últimos anos, diversos novos postos de trabalho nas empresas um pouco por todo o mundo, que hoje são mais-valias ao nível da comunicação e da divulgação daquilo que é a sua oferta, seja ao nível comercial, ou simplesmente ao nível da relevância dos serviços que prestam. Eu que o diga, que encontrei neste mundo o meu caminho profissional fora do Jornalismo.

O marketing digital vai muito além daquilo que é a natural compreensão de estratégias e táticas voltadas para o bom uso da internet.
Uma das coisas verdadeiramente importantes é conhecer muito bem o ambiente digital, de uma forma global.

No entanto, para poder trabalhar em Marketing Digital é preciso bem mais do que estar presente em todas as redes sociais que existem à face da terra.

“People don’t buy what you do, they buy why you do it.” – Simon Sinek

A importância de conhecer bem a Internet 

carreira_mkt_digital_digitafc

Assim, é extremamente importante que se conheça e se dominem assuntos que não digam diretamente respeito ao seu trabalho, nomeadamente tais como conhecer memes, termos e formas de expressão populares na net, novas tecnologias e por aí fora.

É igualmente fundamental que seja capaz de se adaptar muito rapidamente às alterações do meio, que é como quem diz, da internet - e todos nós sabemos que estas alterações acontecem a um ritmo verdadeiramente avassalador. Ou seja, o que hoje é um dado adquirido, amanhã pode estar completamente ultrapassado.

Outro fator importantíssimo é que consiga um equilíbrio entre o pensamento criativo e o pensamento analítico. Confuso? Nós explicamos. Obviamente que é fundamental que a criatividade esteja presente em qualquer área do Marketing que escolha trabalhar.

Mas, no que ao Digital diz respeito, a criatividade, por si só, não chega.
É preciso complementá-la com o pensamento analítico a fim de se tornar capaz de analisar métricas e extrair insights a partir das mesmas. 

Equilibrar a parte analítica com a parte criativa

carreira_mkt_digital_digitafc

Tome nota do seguinte: sem análise de métricas e insights é impossível sobreviver nesta profissão. Mas... as métricas e o pensamento analítico não são tudo. Claro que não. A criatividade é um fator absolutamente determinante e que pode mesmo virar o jogo a seu favor, porque ela permite encontrar soluções absolutamente inovadoras que nenhuma análise de métricas lhe vai conseguir dar. Pode apostar nisso.
A criatividade humana ainda está a anos luz de distância daquilo que o melhor dos computadores consegue fazer.

Como já deve ter reparado, uma estratégia de marketing digital é composta por várias etapas e fases, de modo que se torna essencial que a mesma seja desenvolvida e trabalhada em equipa.

Portanto, é absolutamente crucial que alguém que se está a querer aventurar neste mundo tenha um fortíssimo espírito de equipa - saiba partilhar informações, aceitar sugestões —  e em alguns casos, críticas, sobrando por isso pouco espaço para alguém que goste de controlar tudo o que está a ser feito à sua volta, sem dar espaço ou liberdade a quem consigo trabalha.

Essas qualidades vão permitir que consiga realizar um trabalho de qualidade, promover um ambiente saudável, de respeito e companheirismo com todos os seus colegas e para que possa igualmente aprender com eles e partilhar os seus conhecimentos. Quem é que ganha com isto?
A empresa e, claro, os clientes, que são quem mais importa.

A importância das ferramentas certas

carreira_mkt_digital_digitafc

Bom, agora que já lhe falei do mais importante, vou mostrar-lhe como é que pode munir-se de ferramentas para conseguir de facto arranjar um emprego nesta apaixonante área do Marketing Digital.

Antes de mais importa fazer um disclaimer fundamental para esta demanda - Não há melhor ferramenta para conseguir singrar nesta área que apostar fortemente no seu próprio conhecimento.
É exatamente por essa razão que o foco das nossas indicações incide precisamente no aumento do conhecimento, de modo a que possa definir as melhores estratégias para conseguir levar a cabo o seu plano de conseguir um emprego nesta área.

1. Sites, Blogs e/ou bibliografia sobre Marketing

Estes são, sem qualquer sombra de dúvidas, alguns dos recursos mais valiosos e que podem ser uma ajuda fundamental para que consiga aprofundar o seu conhecimento relativamente às melhores estratégias a seguir na busca do seu objetivo. Porquê? Porque permitem, acima de tudo, que se atualize relativamente às tendências e às práticas mais atuais existentes no mercado de trabalho.

Uma das coisas boas que acontecem ao nível do Marketing Digital, no nosso país, é que os melhores profissionais do mercado costumam partilhar conteúdos regularmente, nos seus blogs e sites.
E sabe qual é a melhor parte de tudo isto? É que o fazem de forma gratuita, por isso aproveite para se manter constante a par de tudo o que estes profissionais vão fazendo e utilize as dicas que eles vão dando para fortalecer a sua posição e reforçar o seu conhecimento.

Deixamos-lhe aqui uma lista de blogs ligados à área que pode consultar sempre que precisar:

  1. Social Media Examiner
  2. HubSpot
  3. Rockcontente
  4. RDStation
  5. Buzzsumo
  6. Buffer
  7. SproutSocial
  8. Hootsuite
  9. Kissmetrics
  10. AdEspresso
  11. Marketo

2. Investir em cursos ligados ao Marketing Digital

Esta é, sem sombra de dúvida, uma opção sábia e extremamente inteligente, uma vez que é uma forma de investimento quase sempre segura e que lhe pode trazer benefícios incalculáveis para o seu futuro.
Deixamos-lhe aqui os links para a oferta formativa que temos na DIGITALFC:

- Curso intensivo de Marketing Digital, com Frederico Carvalho

Curso Intensivo Marketing Digital Frederico Carvalho

- Curso Storytelling e criação de conteúdos para Redes Sociais, com Martim Mariano

Curso Storytelling e Marketing de Conteúdo para Redes Sociais com Martim Mariano

3. Profissionalizar ao máximo o seu perfil no LinkedIn

Se quer posicionar-se no mercado e começar a tornar-se relevante dentro do mesmo, então não pode mesmo deixar de investir tempo nesta rede social. Acredite que isto pode ser absolutamente determinante.

O LinkedIn é hoje uma ferramenta incrível e indispensável para quem quer progredir na carreira e tornar-se relevante no panorama laboral. Porquê? Porque todos os grandes players andam por lá em busca de talentos, de oportunidades e de conteúdos diferenciadores.
Por isso, se quer dar-se a conhecer ao mundo laboral e em particular aos profissionais do Marketing Digital, nada melhor do que começar a construir uma presença assídua, constante, consistente e regular no LinkedIn.

Aproveite para seguir o Pedro Caramez, que é a maior referência nacional no que a esta rede social diz respeito.

Recapitulando:

  • É fundamental que conheça bem a Internet e que se saiba mexer na Web;
  • Deve ter a capacidade de ser flexível e de se adaptar às constantes e rápidas alterações da Internet;
  • Equilibrar o pensamento analítico com o pensamento criativo;
  • É importante que saiba usar as ferramentas certas;
  • Invista no seu próprio conhecimento, é uma mais valia que será sempre valorizada;
  • Otimize a sua presença no LinkedIn.

Da nossa parte, é tudo.

Acreditamos que se seguir os passos que lhe fomos apresentando ao longo do artigo poderá, com grande dose de certeza, preparar da melhor forma a sua entrada no mundo do Marketing Digital.

Agora é deitar mãos à obra e começar a preparar a mudança que vai operar na sua vida. Só nos resta desejar-lhe boa sorte e dizer-lhe que se trabalhar muito e for inteligente nas suas pesquisas e decisões, estará seguramente mais perto de alcançar o seu objetivo final.
Seja perseverante, persistente e não desista. Por muito difícil que a missão lhe possa parecer, o resultado final promete compensar o esforço.

Que outros conteúdos ligados ao Marketing Digital é que gostava de ver abordados nos próximos artigos? Deixe a sua opinião nos comentários.

,
linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram