Que futuro tem o marketing digital enquanto carreira?

Sendo o marketing digital uma indústria em crescimento e o desenvolvimento digital em constante mudança, é evidente que cada vez mais será necessário profissionais de marketing digital certificados.

Os negócios tradicionais estão a migrar para o digital e com eles cresce a necessidade de profissionais experientes, para fomentar o crescimento de negócios.

O valor de eficácia e custo mais reduzido do marketing digital?

A relação de modernidade, preço e eficácia são uma mais valia para o marketing digital, o que faz com que cada vez mais empresas apostem em profissionais de marketing digital e deixem para segundo plano o marketing tradicional.

Os profissionais de marketing digital terão que ser cada mais criativos e adaptar cada vez mais a sua criatividade aos dados existentes.

Cada vez mais a internet e o mundo digital estão em permanente desenvolvimento, assim como a capacidade para recriar oportunidades no digital será indispensável para um profissional de marketing digital.

Quem trabalha ou pretende trabalhar nesta área tem que estar preparado para compreender um mundo em constante mudança, o mais importante é estar sempre atualizado perante as novidades,  disposto a modernizar os seus conhecimentos, tirar as suas próprias conclusões perante as tendências atuais e futuras. Se valorizar estas particularidades a sua carreira vai continuar a crescer e irá destacar-se favoravelmente neste mercado.

Qual é tendência no mundo empresarial?

Mundialmente o número de empresas com presença online será cada vez maior, consequentemente o aumento de oportunidade de trabalho em marketing digital irá intensificar-se.

O valor de eficácia e custo mais reduzido do marketing digital.

A relação de modernidade, preço e eficácia são uma mais valia para o marketing digital, o que faz com que cada vez mais empresas apostem em profissionais de marketing digital e deixem para segundo plano o marketing tradicional.

Se gosta e pretende trabalhar em marketing digital, já pensou que tipo de cargo nesta área mais se adequa a si?

O marketing digital é um mundo muito extenso e existem diversas oportunidades de carreira. Tudo depende do seu gosto pessoal e onde se imagina a trabalhar dependendo do seu perfil profissional e pessoal.

Conheça alguns dos principais cargos:

Digital Marketing Manager ou Digital Director

É um dos cargos mais altos nesta área. O Digital Marketing Manager ou Digital Director paraalém gerir o todo o desenvolvimento do marketing tradicional, concebe estratégias digitais e idealiza campanhas em que o foco será aumentar o tráfego, o posicionamento e consequentemente conseguir aumentar as vendas da empresa.

Web Develloper e Web Designer

Sabe aqueles sites optimizados, funcionais e esteticamente perfeitos onde adora navegar? Estes são concebidos por profissionais Web Developer e Web Designer.

Um Web Developer irá programar websites e aplicações online.

Para isso é necessário muito conhecimento em diversas ferramentas e conceitos porque é um trabalho muito específico. O que faz este profissional em particular?

É responsável pela manutenção de sites através do servidor, bem como garantir o desenvolvimento front-end e back-end e configurar bancos de dados.

Já um Web Designer é responsável por criar, alterar e codificar sites tornando-o atraente viável.

Social Media Executive e Social Media Manager

Os Social Media Executive e Social Media Manager precisam de estar sempre atentos às últimas tendências do mundo digital, para a partir de aí conseguirem delinear estratégias de social media, estratégias de criação de conteúdos e SEO.

Também lhes cabe ainda a responsabilidade de definir o orçamento certo para cada campanha. Para além disso deve acompanhar e coordenar toda a equipa de social media.   

Community Manager

Cria conteúdo sólido para a marca, guiando-se por princípios base da mesma. Gere as redes sociais da marca, seja publicações no momento, agendamentos ou dar feedback aos utilizadores.

Controla resultados/estatísticas.

Tem de ser um excelente comunicador digital.

Trabalha sempre em parceria com o Social Media Executive/Social Media Manager.

SEO Executive/Expert

Um profissional com o cargo de SEO Executive/Expert tem como funções assegurar que o site da empresa tem uma presença online superior à concorrência. Para isso é necessário ser expert em aquisição de tráfego favorável à empresa, prosperando no ranking do Google. Como?

Através do encaminhamento certo de conteúdos como palavras-chave.

Um especialista em SEO tem que saber trabalhar com as ferramentas chave de SEO.

PPC/SEM Expert

Especialistas em anúncios online e que consequentemente garantem a entrada de muitas leads para a empresa.

São responsáveis pelos lançamentos e optimizações de campanhas de custo por clique (CPC); por aperfeiçoar páginas de destino e ter em conta os orçamentos de pesquisa paga.

Assegura que os investimentos feitos online terão retorno financeiro para a empresa, para o obter o bem ROI.

Content Marketer

Este profissional é um criativo digital e apaixonado por escrever para o online.

Um Content Marketeré responsável por criar conteúdos que prendam o utilizador ao ecrã. E como é que faz isso?

Através de conteúdos com potencial para se tornarem virais e que são (ou devem ser), regra geral, intemporais.

Fundamentalmente os conteúdos publicados devem ser úteis para o utilizador.  Não basta criar, é essencial saber conciliar esse trabalho com os resultados em SEO. Para isso torna-se fulcral trabalhar em conjunto com as restantes equipas  de PPC/SEM Expert e SEO Executive/Expert para perceber quais são as tendências no online.

Segundo os Estudos de Remuneração 2018 da Michael Page o Marketing Digital está em crescimento tendo marcado a sua posição. É já notório um aumento de procura proporcional à necessidade que as empresas têm em estar no digital.

Segundo a Michael Page, um Digital Marketing Specialist recebe em média  um salário bruto anual entre 21.000€ a 40.000€ no Porto e em Lisboa 30.000€ a 35.000€/ano.

Se gosta de marketing digital lembre-se, invista em formação.

Procure modernizar os seus conhecimentos com muita proactividade.

O mundo digital está a evoluir a uma velocidade incrível. A cada momento surgem mais atualizações e novidades.

Se acompanhar as mudanças irá estar sempre na linha da frente e acredite que profissionalmente vai ter um retorno positivo.

Fontes:

Kumar, Avinash (2018). Top 10 Big Benefits of Having a Digital Marketing Career In 2018.Disponível em https://medium.com/@delhidigitalcourses/top-10-big-benefits-of-having-a-digital-marketing-career-in-2018-7a2009227904. [consultado em 17-07-2018].

Edupristine. (2018). Career in Digital Marketing. Disponível em https://www.edupristine.com/blog/career-in-digital-marketing

. [consultado em 17-07-2018].

Redator Rock Content (2016/2017). Web Developer Todas as informações sobre o Web Developer e por que os times de marketing precisam dele!. Disponível em https://marketingdeconteudo.com/web-developer/#oquefaz. Consultado em 17-07-2018].

Resources Workable. (ano de publicação indisponível). PPC (Pay Per Click) Manager job description. Disponível em

https://resources.workable.com/ppc-manager-job-description

. [consultado em 17-07-2018].

Casas, Josefina (ano de publicação indisponível). O que faz um Social Media Manager realmente?. Disponível em https://postcron.com/pt/blog/o-que-faz-um-social-media-manager-realmente/

. [consultado em 17-07-2018].

Michael Page (2018). Estudos de Remuneração 2018. Disponível em https://www.michaelpage.pt/not%C3%ADcias-estudos/estudos/estudos-de-remunera%C3%A7%C3%A3o.

[consultado em 18-07-2018]

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