Quem tem interesse em estagiar na área de marketing, não deve apenas focar-se em pesquisar qualquer agência de marketing digital que esteja à procura de trainees, mas sim, empresas em que deve e quer realmente estagiar.
Por isso, comece por pesquisar quais são as empresas em que se imagina a aprender e desenvolver novas competências profissionais, ou as competências profissionais que já possui.
Perceba, portanto, com que projetos se identifica, que tipo de trabalho desenvolvem e de que forma a sua intervenção pode ser útil para a empresa e para si.
É, sem dúvida, também importante que se identifique com a identidade corporativa da empresa, com os seus valores e, sobretudo, com a forma como comunicam os mesmos.
Onde pode procurar e encontrar oportunidades de estágio?
Aconselho que consulte, pelo menos semanalmente, os sites oficiais das agências em que gostava de trabalhar.
Para além disso, necessita estar presente onde elas estão.
Este projeto começou em 1997 consolidando-se em 2000 com o nome Net-Empregos: http://www.net-empregos.com/
É isso mesmo. Esta rede tornou-se indispensável para qualquer profissional ou empresa. Imagine-se a construir o seu próprio marketing, divulgando o seu currículo online, conectando-se assim a amigos, ex-colegas de trabalho, outros profissionais ou empresas.
Neste
site poderá candidatar-se a ofertas de emprego, estar próximo de outros
profissionais relevantes nas suas áreas de interesse e inserir conteúdos úteis
para seu trabalho que sejam consequentemente favoráveis ao seu perfil
profissional.
Deixe-se cativar: https://www.linkedin.com
Voltando aos estágios, eles representam um compromisso contratual entre o estagiário e a empresa, o empregador deve ser responsável por treinar, ensinar e guiar o estagiário de forma a que mesmo atinja os objetivos específicos para o seu conhecimento profissional, ganhando assim experiência é método. O estagiário deve estabelecer objetivos úteis para o seu início de percurso profissional na área que deseja evoluir.
Não ter experiência não é igualmente negativo, é apenas o início de uma nova etapa que será aperfeiçoada ao longo da sua experiência profissional.
Um estágio serve não só para chegar ao mercado de trabalho, mas também para perceber quais são as áreas de trabalho que pretende desenvolver, adquirindo conhecimentos, assim como compreender quais são os seus pontos fortes e fracos.
A vantagem de um bom estágio é a possibilidade de receber treino, acompanhamento e adquirir experiência profissional.
Os estágios mais comuns são os curriculares com duração de 1 a 3 meses, ou os estágios profissionais.
O estágio curriculares nem sempre são remunerados e são por norma realizados durante a formação do aluno ou logo após a conclusão do curso profissional ou superior. Já os estágios profissionais são por norma após a conclusão do cursos, são estágios remunerados e mais aprofundados, tendo por norma a duração de 9 meses.
Sugestões que deve ter em conta
Se pretende trabalhar em marketing deve estar consciente que a criatividade, por si só, não é suficiente, deve ser capaz de analisar dados estatísticos.
Só assim conseguirá examinar se a sua estratégia está a correr como o previsto e o que é que pode ser melhorado.
Todas as alterações que fizer em consequência das análises realizadas poderão demorar a obter resultados satisfatórios. As estatísticas e a análise quantitativa fazem parte do marketing e devem ser valorizadas, só assim conseguirá medir dados, fazer cálculos e dar significado aos mesmos.
Só assim conseguirá tomar decisões tendo como base factos e dados reais essenciais para um negócio.
Apesar de que em sala de aula seja um bom ponto de partida para estruturar planos e fazer cálculos, é no terreno que saberá tomar decisões.
Só a com experiência profissional, agregando vitórias e cometendo erros conseguirá gerir tarefas, prazos e custos reais.
Atualize-se
Não é por ser formado em marketing ou marketing
digital que não deve descobrir o futuro e atualizar-se na área.
O marketing digital está em constante crescimento e evolução.
Por isso, deve adaptar-se seguindo as novas tendências e tendo em conta as
bases do marketing.
O primeiro passo é ter interesse, ser curioso e
pesquisar.
Consultar livros da área, seguir blogs, websites e profissionais que se
destacam neste mercado.
Tirar cursos que considere poderem ser um complemento para o seu trabalho e
para o seu conhecimento, não faça apenas porque quer seguir tendências.
O objetivo central: Melhorar com a sua experiência, nunca parar e ao longo da sua vida descobrir mais e mais sobre marketing.
Termino dizendo-lhe para nunca deixar de procurar melhorar
as suas próprias aptidões, treinando marketing digital sozinho.
Não espere por ninguém, habitue-se a criar conteúdos, teste, erre e melhore. É
o único caminho possível.